domingo, 3 de abril de 2011

Bandejão USP São Carlos - Versão OPEN BAR

Boa tarde caros colegas!


Como este blog foi idealizado por um estudante, e é atualizado com postagens elaboradas pela mesma escória de gente ("pô seu polícia, eu sou ixtudanti!!"), senti a necessidade de falar sobre um dos estabelecimentos que, provavelmente, seja o mais frequentedo pelos leitores desse blog. Vamos então falar do Bandejão! 


São várias as experiências nesse lugar mágico chamado Bandejão. Algumas muito boas, outras nem tanto. Vamos então desenvolver a crítica ao estabelecimento da mesma maneira que fazemos quando vamos para o lugar. Tudo começa com uma fila. Dependendo do horário que você tenha que almoçar, você pode encontrar uma fila muito, eu repito, muito, grande! Mas com a experiência adquirida ao longo desses anos, posso afirmar que tais filas só se formam no início do ano letivo e em um horário específico (12:00 até mais ou menos 12:40). Com o desenrolar do semestre, as pessoas somem de uma forma misteriosa e a fila do Bandeco volta a ser suportável.

Tendo vencido a fila, o cliente se depara com uma catraca e com um sistema que reconhece o aluno pelo seu cartão USP. Eu particularmente gosto do sistema e nunca tive problemas com ele.

Já dentro do Bandejão, o cliente tem que pegar uma bandeja para acomodar seu alimento (também existe a opção de pegar um prato, mas só os viadinhos comem de prato em um lugar chamado BANDEJÃO), e seus talheres. Em algumas ocasiões tive a infelicidade de pegar talheres um tanto quanto sujos. Não que isso seja um grande problema, afinal todos precisamos de anticorpos, mas não podemos dizer que isso seja uma atração do Bandeco.

Em posse da bandeja-prato e talheres, você deve agora se servir. Nesse ponto, a versão opne bar não favorece o bandejão. As filas ficaram muito confusas e sem ordem. Mas, na opiniâo do autor dessa crítica, isso é um efeito temporário. Quando todos os clientes se acostumarem com as novas regras, as coisas voltarão ao normal.  


Chegamos agora a um ponto crítico e que as opiniões são muito divergentes. A COMIDA. Vamos ser sensatos! A comida do Bandejão não se compara com a comida da vovó, ou a comida servida em um restaurante francês. Entretanto, existe uma diversidade boa de alimentos, inclusive comida natural (que eu carinhosamente chamo de "alpiste"). Podemos sempre encontrar o nosso bom e velho arroz com feijão, duas opções de salada, ocasinalmente um macarrão muito bom, uma opção de mistura e ovos! E a novidade : você pode se servir a vontade! Além da variedade, a comida não é ruim. Muito pelo contrário. Eu aposto que metade dos leitores desse blog (chutando baixo!!!) não fariam uma comida melhor!


Claro que existem os pratos que não caíram nos braços dos fregueses (sim estou falando do picadinho, acho que eu sou o único GOSTA do prato) e que em algumas ocasiões o bife aparenta estar vivo e cheio de tripas, mas, na média, os pratos são bons.


Chegamos então as sobremesas. Sempre tem uma fruta te esperando. Maçã, melão, manga, laranja, mamão, abacaxi, entre outras. A qualidade das frutas não é uma beleeeza, mas podemos comer a maçã sem ter medo de encontrar uma lagarta dentro (ou metade de uma, o que é pior.) Além das frutas, ocasionalmente temos mais uma opção. Geralmente uma gelatina ou um arroz doce, ambos muito bons.


Vamos agora analisar o quesito líquidos. O famoso suco amarelo de bandejão. Vou fazer uma confissão a você caro leitor. Eu tenho motivos fortes para acreditar que o suco do Bandeco possui ingredientes que causam a dependência. No meu primeiro ano de faculdade eu tomava meia caneca de suco. Hoje em dia, não saio do Bandejão sem ter tomado PELO MENOS 2 CANECAS DE SUCO!!!!! Enfim, o suco não é dos melhores. Acho que o pessoal da administração sabe disso, e oferece água para os clientes como opção de bebida.


Acabamos com o quesito comida, e vamos entrar em mais um ponto fraco do Bandeco. Mesas. Não podemos dizer que faltam mesas no local. Creio que seja melhor falar que sobram pessoas. A Universidade se preocupou em aumentar o número de vagas, mas não se preocupou em melhorar os recursos para os alunos. O que isso tem a ver com esse post. Eu te digo:      NADA!


Uma vez sentado, você pode desfrutar sua refeição sem problemas adicionais. Vez ou outra os alunos cantam o Hino do CAASO, mas isso é raro!


Depois de comido, o cliente pega sua bandeja-prato e talheres e se locomove para a seção de "limpeza". São raras as vezes que o pessoal da higienização das bandejas não te molha com aquele esguicho (fica a dica procure por "esguicho" no google!). Tendo deixado seus apetrechos para traz, você pode sair do Bandeco, com a barriga cheia. Acaba assim uma aventura no Bandejão.


O preço seja talvez o maior atrativo do local. Em nenhum lugar do mundo você consegue comer bem por R$1,90! Acho que o pessoal de ajuda humanitária gasta mais com aqueles suprimentos jogados em caixas em países que a população passa fome. É verdade que muitas vezes a fila para se comprar créditos no bandejão está imensa. Mas no período entre as 13:00 e 15:00 você consegue comprar créditos sem problemas.


Por esses motivos eu dou ao Bandejão a nota............ Wait for it............






NOTA: 3.9 (Escala Melo & Oliveira, que vai de 0 a 5).


Comida boa e barata para os estudantes. O problema maior são as filas. Como diria um amigo meu: "Para quem é, ta bom demais!"


Até a próxima,
Bjunda
Careta



3 comentários:

  1. Po mano, c esqueceu de citar os brindes que vem de vez em quando no bandeco: um camarada que sentou na minha mesa esses tempos atrás foi premiado com uma barata na farofa dele, hauehaeuha. Tem também a épica história da salmonela, embora ninguém confirme.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal do bandejão se preocupa com a nossa nutrição. Essa semana veio um bigato no tomate, se debatendo e tudo. Diliça

    ResponderExcluir
  3. Ah, o bandejão!!! Então, a comida é comível (eu particularmente, gosto). O picadinho nos últimos tempos tem me surpreendido. Pra evitar filas (afinal de contas, minha época de bixão foi a 5 anos atrás), to indo sempre até as 11 e meia no almoço... portanto, fila pra mim não eh mais problema. Tá, o cara que lava as saladas não o faz com o muito carinho, mas o vinagre ajuda um pouco na desinfecção dos alimentos (só que tem o efeito colateral dos gases pro resto do dia. Esse negócio de não poder mais levar fruta embora é compreensível, apesar de eu achar que o pessoal que não exagera estar recebendo punição pelo pessoal que levava sacolas de laranja embora (afinal de contas, eu não sou obrigado a comer a sobremesa exatamente naquela hora depois de almoçar... pq não levar UMA maçã pra casa pra comer a tarde?). E uma vez que a nota que eu daria para o restaurante Tempero Maneiro foi de 3,5, dou a mesma nota pro nosso querido bandejão.

    ResponderExcluir